12 abril, 2007

A entrevista (?) de Sócrates

Para quem não está por dentro do assunto até parece que o Primeiro se safou bem! Mas uma análise mais a frio permite observar uma série de brechas muito sérias. Deixemos de parte aquela história da pressão sobre jornais e jornalistas. Esse terá sido um erro crasso de Sócrates e dos seus "gestores de crises".
Ficaram de facto muitas coisas por explicar, e por mais papelada que Sócrates tenha apresentado houve uma coisa que NÃO apresentou e devia tê-lo feito: o seu trabalho final de Projecto. Para quem obteve a classificação de 18 este devia ser motivo de orgulho, exibição e e justificação q. b. da própria licenciatura. Não o fez! Esquecimento ou... não há?
Bem mas há mais algumas "coisitas". Por exemplo, a historieta do fax! Escudou-se com a lei das incompatibilidades que eram a origem do seu "desconsolo" e o impedia de aceitar o lugar de professor na Independente para o qual tinha sido convidado pelo Reitor. Será que não se aplica o art.º 7º, nº 2 da referida lei ?:


"Artigo 7º
Regime geral e excepções
2 - As actividades de docência no ensino superior e de investigação não são incompatíveis com a titularidade de altos cargos públicos, bem como as inerências a título gratuito. "

http://www.cne.pt/dl/1incompatibilidades2002.pdf


Mas há muitas mais "coisitas" a pairar. Disse que só na Independente conheceu António Morais (depois de ter dito ao Público de 22/03/2007 que não se lembrava dos Profes). Parece que também não é bem assim. É que, segundo o DoPortugal Profundo (http://doportugalprofundo.blogspot.com/):
António José Morais foi professor de Sócrates no ISEL
António José Morais foi o professor da cadeira de Geologia e Geotecnia Aplicadas do 1.º semestre do 1.º ano do CESE em Engenharia Civil no perfil Transportes e Vias de Comunicação do ISEL em 1994/95 no ano em que José Sócrates foi aluno desse curso. Essa cadeira não teve outro docente. José Sócrates foi avaliado nessa cadeira e obteve 16 valores. António José Morais terá sido o seu professor nessa cadeira.
O Prof. Doutor António José Morais foi docente do CESE do ISEL em Engenharia Civil entre 1992 e 1995. Leccionou além da cadeira de Geologia e Geotecnia Aplicadas, também as cadeiras do 2.º ano do CESE do ISEL em Técnicas de Construção I e Pavimentação. José Sócrates não chegou a frequentar o segundo ano do curso.
Bem, parece que a trapalhada continua.

1 comentário:

Pedro Morgado disse...

Concordo com a sua análise, mas é bom não esquecer que a vitimização é uma arma política emergente.
O português gosta de se vitimizar. Os portugueses são sempre solidários com quem se vitimiza. As teses de perseguição, mesmo que infundadas, potenciam estranha admiração na sociedade portuguesa: foi assim com Fátima Felgueiras, Valentim Loureiro e Isaltino Morais. José Sócrates é o senhor que se segue.