14 junho, 2007

Um mal nunca vem só!!

A sanha privatizadora chegou também às Universidades. Para já entram na direcção. Lá se vai a autonomia.... Daqui por algum tempo será a privatização do ensino superior, via criação de fundações, que por o serem estão isentas de impostos....
Já cheira a negócio chorudo.... Depois do verdadeiro flop que foram a maioria das universidades privadas (com rarissimas excepções) há que satisfazer os privados entregando-lhes o que pertence ao Estado e por extensão da definição de Estado, ao povo. Este assiste calma e serenamente ao verdadeiro roubo a que é sujeito. Até quando???


in DN: http://dn.sapo.pt/2007/06/14/nacional/jose_socrates_acelera_reformas_gesta.html
José Sócrates acelera reformas: gestão das universidades aberta à sociedade civil

A direcção das instituições do ensino superior público vai deixar de pertencer em exclusivo à comunidade académica. De acordo com o novo Regime Jurídico do Ensino Superior que o Governo hoje aprova, o Conselho Geral de cada universidade e instituto politécnico - novo órgão ao qual caberá, entre outras competências, a nomeação do respectivo reitor ou presidente - vai obrigatoriamente integrar elementos exteriores à academia.
....................
Fundações avançam
A possibilidade de as instituições de ensino superior público passarem a fundações públicas de direito privado promete ser um dos pontos mais polémicos desta reforma. Até porque, tal como o projecto foi inicialmente dado a conhecer, a transição poderia ocorrer por decisão da tutela e não apenas por vontade das universidades.

1 comentário:

Anónimo disse...

Será que o PS foi privatizado em segredo, vítima de uma qualquer OSA (oferta secreta de aquisição), e se justifica assim esta sanha contra tudo o que é público e a favor dos privados?