08 junho, 2007

Adoecer em Portugal sai mais caro que na Europa

Novamente a TVI a debitar cá para fora o que consta do relatório elaborado pela Comissão de Peritos para a saúde, nomeada pelo governo. A outra diria: "são rosas, senhor!"; agora diz-se: "são números, meus caros!"
http://www.tvi.iol.pt/informacao/noticia.php?id=818548

De facto, a mentira descarada impera neste governo! Decididamente não está na mira do governo fazer um país (e um estado) mais solidário, mais justo, mais transparente. Os objectivos são claramente o oposto: beneficiar grandes grupos privados ou determinadas personalidades, destruir a mais pequena parcela do que seja solidariedade, justiça ou transparência do estado; proteger amigos e conhecidos benfeitores do partido na altura própria, proteger interesses privados ou de algumas VERDADEIRAS corporações, transformar o estado numa "empresa", e finalmente MENTIR, EXPOLIAR, ABANDONAR, EXPLORAR o povo português ao sabor dos interesses de grandes grupos do capital. LACAIOS DO CAPITAL é o que são os nossos desgovernantes!!!
Em post anterior referia-se que esta comissão tinha dado um trunfo político ao governo ao afirmar que as despesas de saúde não eram consideradas para efeitos do IRS em Espanha, França e Inglaterra!! Pudera.... Mas daqui por uns tempos vamos ouvir os querido governantes a enunciar essa lenga-lenga constantemente. Talvez seja bom então que lhes lembremos do resto que ocultam!!!

2007-06-06 20:37
Relatório
Adoecer em Portugal é mais caro que na Europa
O apoio do Estado falha sobretudo nos medicamentos, o que penaliza as famílias mais pobres.


Ficar doente sai mais muito mais caro em Portugal do que nos países mais ricos da Europa. Apesar de todo o dinheiro dos impostos canalizado para os serviços públicos de saúde, os portugueses são dos europeus que mais pagam mais no acto de consumo de medicamentos, consultas e exames médicos.
O relatório da comissão de peritos nomeada pelo Governo revela que os portugueses pagam directamente do seu bolso 22, 5 por cento das despesas de saúde. mais do dobro dos franceses, holandeses e britânicos, tudo povos com o poder de compra muito superior ao nosso, que só pagam cerca de 10 por cento dos cuidados médicos e produtos farmacêuticos de que necessitam quando ficam doentes.
Os medicamentos são o nosso maior problema porque, as «taxas de comparticipação do Estado são baixas» quando comparadas com as praticadas Europa, o que penaliza sobretudo os mais pobres.
No seu relatório, os peritos sentenciam que, muito por causa dos medicamentos, as «Despesas directas com a saúde tendem a onerar as famílias mais pobres». Ao contrário dos medicamentos, as taxas moderadoras cobradas em Portugal não fogem à média europeia, embora haja países como a Espanha, Dinamarca e Itália onde não são cobradas a ninguém.
Os peritos dizem ao Governo há espaço para actualizar as taxas moderadoras todos os anos, ao ritmo da inflação dos cuidados de saúde, que é sempre superior à inflação geral. Mas, para não agravar as desigualdades, sugerem a criação de taxas diferenciadas em função do rendimento de cada um.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não se pode fazer algo de legal que defenda o povo de todas as injustiças e mentiras de que é alvo? Talvez uma espécie de partido articulado através dos blogs e marcar manifestações públicas para alertar o povo, esclareçê-lo e mobilizá-lo para defender os seus direitos pois esta democracia que tem existido e existe já não defende nem serve o povo. Tem-se de fazer algo mais do que ler notícias e fazer comentários.