11 setembro, 2007

Há gente burra, mas este abusa....

É preciso ter muita lata para deitar cá para fora este meio editorial do Diário de Notícias de hoje (11/09/2007). Em primeiro lugar o editorialista nem sequer assina a peça com vergonha de associar o seu nome a este verdadeiro escarro de propaganda socretina a propósito da educação. Dá mesmo a entender que foi um frete prestado a este desgoverno.
O editorial apresentado, pelo menos nesta parte já que a outra não me interessou, é mesmo de sarjeta. Bem dizia o outro.
Manda o rigor jornalistico que antes de se debitar qualquer coisa cá para fora se confirmem e analisem os dados. Mas neste caso não.
O editorialista engoliu inteirinho o enorme chouriço que a propaganda socretina lhe enfiou pela goela abaixo. Nem pestanejou. Foi com tripa e cordel.
Inteirinho.
Ou o editorialista é um socretino acéfalo dos que por aí pululam como cogumelos, candidatos a bufos de meia tijela, ou então em lugar de cérebro tem um monte daquilo que sai pela extremidade oposta. Aquilo que ele escreveu pode resumir-se numa simples frase: diarreia cerebral.

É certo que todo o Homem tem o seu preço, mas há quem se venda por um mísero prato de lentilhas.


O novo ano escolar arranca oficialmente amanhã. Nos últimos dois anos, é preciso dizê-lo, o actual Governo procedeu a uma verdadeira revolução nesse ninho de interesses que é a educação. E, mesmo sem o optimismo exagerado de José Sócrates, a verdade é que está melhor.
Pelas contas do primeiro-ministro, há dez anos gastava-se o dobro do dinheiro com muitos mais professores para muito menos alunos. Esta poupança e a relação procura/oferta é, obviamente, um bom sinal. Mas não é único. Em relação aos últimos dois anos, este Setembro foi dos mais calmos em críticas de professores. As últimas ondas de protestos desfizeram-se. E sobre elas construiu-se um melhor ensino.
As aulas de substituição permitiram finalmente o devido acompanhamento dos estudantes nos 'furos'. O inglês é uma realidade nos terceiro e quarto anos de escolaridade. As escolas primárias funcionam até às 17.30. Os manuais escolares estão melhores e mais baratos.
Há ainda muito a fazer. Na rede de escolas. No sistema de colocação de professores. No combate ao insucesso e ao abandono escolar. Mas o caminho é este. Porque não há contestação que não passe. Já uma má educação é muito difícil de ultrapassar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Escarro socratino! Está bem dito, sim senhor.

Anónimo disse...

Deixo ainda outro comentário.De facto acho que os sindicatos e os professores estão muito calados. Uns talvez por medo e outros talvez porque já se deixaram comprar. No futuro se verá. Mas que esta abertura de ano é muito estranho, lá isso é. Digo por conhecimento próprio, há muito que não havia um igual na minha escola. E até quando quase sempre havia todos os professores no início, este ano ainda falta colocar alguns e para não falar nos professores titulares que não há nem um quarto dos que devia de haver e depois são nomeados para avaliar os colegas outros professores através de critérios injustos e econimicistas ditados pelo ministério e até injustos quando comparados os ordenados dados aos titulares e aos nomeados e entre até os próprios nomeados que se podessem recusavam a nomeação. Mais trabalho e para muitos a mesma remuneração . A meter a mão nos bolsos dos outros, a explorá-los e violentando-os também eu se fosse capaz de o fazer fazia grandes coisas. A recepção aos pais e encarregados de educação práticamente não existe em comparação aos anos anteriores, etc. Digam-me então onde estão as melhoras? No menor custo certamente à custa de explorar quem trabalha.