29 junho, 2007

Até aonde é que isto vai??

Esta é mais uma prova da subserviência europeia aos interesses norte-americanos, sem qualquer espécie de contrapartidas ou reciprocidade do lado de lá do Atlântico. Têm por hábito as administrações norte-americanas fazer uma série de exigências sem nada retribuir. Por exemplo, foram bastante rápidos a instar a criação do TPI, e mais rápidos ainda foram a isentar os cidadãos norte-americanos de nele sentarem o dignissimo traseiro no banco dos réus.
Imagine-se o que poderão os americas fazer com as enormes e poderosissimas bases de dados que entretanto ficarão na sua posse.
Continua é sem se compreender esta iníqua subserviência europeia face ao Tio Sam.... ou se calhar talvez não.....


UE: Apoio dos 27 ao acordo com EUA sobre troca de dados de passageiros
29 de Junho de 2007, 17:41

O novo acordo reduz para 19 o número de tópicos, mas estes podem ser conservados durante 15 anos (contra três anos e meio actualmente), ainda que depois dos primeiros sete anos os dados fiquem "inactivos" e só possam ser acedidos caso a caso e segundo regras rigorosas. (...)
A transmissão de dados de passageiros de voos transatlânticos foi instaurada na sequência dos atentados de 11 de Setembro de 2001, tornando obrigatória para as companhias aéreas europeias a disponibilização de informações. (...)
No entanto, responsáveis pela protecção de dados da UE exprimiram preocupação com o acordo, considerando que coloca em risco a privacidade dos cidadãos europeus.
"Tenho sérias dúvidas sobre se o resultado destas negociações será completamente compatível com os direitos fundamentais europeus", escreveu Peter Hustinx, responsável europeu pela protecção de dados, numa carta dirigida ao ministro da Administração Interna alemão, Wolfgang Schaeuble.
Segundo Hustinx, com o novo acordo os dados sobre os passageiros ficarão acessíveis a uma ampla série de agências norte-americanas, sem limitações acerca do que os Estados Unidos podem fazer com a informação.

1 comentário:

Anónimo disse...

Carta aberta à blogosfera portuguesa
http://compapasebolos.blog.com/