19 junho, 2007

Uma questão de justiça

Creio já o ter dito aqui algumas vezes: não vou muito à bola com a forma de estar/ser/viver norte-americano, mas reconheço que em termos de justiça os homens não brincam em serviço. São já vários os exemplos, e este é apenas mais um - o célebre caso Enron.
Já lá vão 6 anos e as condenações não param. E nada meigas. Conforme diz o Público (link acima) a pena de prisão (que terá de cumprir na íntegra e aplicada a Ken Rice) não é nada meiga, para além de outras "benesses" particulares:

Além de ter de cumprir os 27 anos de cárcere, Ken Rice terá de devolver cerca de 13,7 milhões de dólares em dinheiro, jóias, imóveis e automóveis desportivos, considerados pela juíza federal Vanessa Gilmore como tendo sido adquiridos por meios ilícitos.
Apetece mesmo dizer: e cá como seria? Bom, 27 anos de cadeia nunca, pois o máximo vai apenas até 25, logo... Mas como isso seria retirar "um empresário" da vida activa a coisa seria mais branda. Pelo sim, pelo não, talvez o melhor fosse dar-lhe uma comenda no 10 de Junho, ou uma distinção de qualquer ordem honorífica no 25 de Abril. É que... já não seria o primeiro....

Sem comentários: