20 novembro, 2008

Cantas bem mas não me alegras...

Quinta-feira, 29 de Janeiro de 2004
O desastre
Os dados hoje divulgados sobre as notas do aproveitamento no ensino básico e secundário em Português e Matemática são estarrecedores. Em vez de ensinarem, as escolas estão a produzir analfabetos literários e científicos. Sem Português e Matemática, que são ferramentas transversais para todos os demais saberes, não se pode ser bom em nada. A falta de educação pré-escolar digna desse nome, a elementarização do ensino básico (de onde se sai a mal saber ler e escrever e sem saber fazer quaisquer contas), a infantilização do ensino secundário, manuais escolares deficientes, pedagogias laxistas, professores incompetentes e sem a preparação adequada, ausência de uma cultura de rigor e de exigência de avaliação, o horror às reprovações, tudo isto e mais alguma coisa está a fazer do nosso ensino um escandaloso descalabro.
É precisa uma revolução. É o futuro do País que está em causa.

Pois é! Pela boca morre o peixe! Este bem podia ser a posta de resposta ao vergonhoso artigo que o autor publicou esta semana no jornal "O Público".
Agora a educação é a melhor do mundo e só não é ainda melhor porque os malvados professores a não deixam ser. Cliquem no título e vejam a quem pertence esta prosa...

Sem comentários: