20 julho, 2008

Ainda a propósito da mentalidade tuga...

Completando com uma notícia "fresquinha" do DN (link acima) a propósito da mentalidade dos portugueses fica um pouco este retarto captado por alguém que contacta diariamente com as situações de pobreza. Não será certamente um exclusivo nacional, mas este manter de status, este viver das aparências, o viver acima das posses e a falta de siso são típicos de alguém que saiu da pobreza, ficou deslumbrado e para lá não quer voltar. São típicos de quem não percebeu, ainda, que o sonho acabou...


Começa a afectar pessoas que viajam para estrangeiro, mas passam fome

Dezenas de pedidos de ajuda têm chegado todas as semanas à UMP

Aos emails da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) chegam todas as semanas dezenas de pedidos de ajuda alimentar. Pessoas que evitam revelar o menos possível sobre si próprios e pedem ajuda para atravessar o período difícil que se vive e matar a fome.

Quem o diz é Manuel de Lemos, presidente da UMP, que alerta para este novo padrão de pobreza que foge ao típico retrato dos pobres conhecido em Portugal. "São pessoas com um perfil diferente, que não vivem na miséria, mas estão à beira de entrar na pobreza", explicou ao DN, acrescentando que este é um fenómeno que se veio a sentir desde o início do ano, quando se intensificaram os problemas económicos.

"Não estamos a falar de idosos, dos típicos desempregados, mas de pessoas com menos de 40 ou 45 anos que se calhar não deixam de pagar a netcabo nem desmarcam as férias na agência de viagens mas passam fome", conta Manuel de Lemos, que diz que ao seu próprio email já chegaram dezenas de pedidos de ajuda.
Mais adiante, outra responsável:
...são pessoas que viveram durante algum tempo acima das suas possibilidades, se endividaram em grande escala e estão agora aflitas com a subida das taxas de juro, do preço dos combustíveis e do custo dos alimentos.

Sem comentários: