20 julho, 2007

Mobilidade e mordomias

Bem! Aquilo que se receava começa a tomar forma! A mobilidade especial chega também aos professores. A partir de Setembro, conforme indica o Correio da Manhã (http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=250768&idselect=181&idCanal=181&p=0) os professores com doença incapacitante vão para os disponíveis. Traduzindo, daqui por dois anos estão sem vencimento e provavelmente continuarão doentes e incapazes. Mais uma vez se prova que este governo se rege unica e exclusivamente por razões declaradamente economicistas embora prime em dizer o contrário. (O ministério já veio dizer que não, mas não é nada clara a negação).
E na realidade se calhar preocupa-se com as "pessoas", pois então. Senão vejamos o que reza o recém aprovado estatuto do deputado:


Novo estatuto estabelece assessor individual para cada deputado
SUSETE FRANCISCO

Sem data definida, norma deverá ser aplicada gradualmente
Novo estatuto estabelece assessor individual para cada deputado
Os deputados à Assembleia da República (AR) vão passar a ter um assistente individual. A medida ficou ontem consagrada num projecto de alteração ao Estatuto dos Deputados, que subirá hoje a votação. Sem data para ser aplicada, a norma deverá ser "concretizada gradualmente", com o apoio dos assessores dividido "numa primeira fase" por vários deputados.
A notícia completa fica aqui:
Resumindo vamos passar a ter o dobro dos deputados em cada círculo. Um eleito e outro nomeado pelo eleito. Ou seja a despesa vai duplicar admiravelmente.
Se até aqui os deputados primavam pela pouca capacidade interventiva, pela presença (quando acontecia) no hemiciclo, pelo pouco cuidado na legislação (vejam-se os constantes "buracos" nas leis), pela pouca produção legislativa, etc..., então agora os eleitos pouco farão pois o trabalho será para os "escravos" dos assessores.
A partir de agora, os excelentissimos deputados vão poder dedicar-se a tempo inteiro àquilo que melhor sabem fazer, e para o qual foram formados nas escolas das juves partidárias - a intrigalhada política.

Sem comentários: