27 setembro, 2007

Eu não acredito que há bruxas, mas que as há... há

De acordo com este organismo não governamental a coisa está a complicar-se. Devem ser efeitos secundários do $IMPLEX...
A publicação do novo código do processo penal vem dificultar ainda mais o combate à corrupção. Sabe-se que é um crime de difícil prova, que exige uma longa, aturada e porfiada investigação, meios e tempo. Algo que o novo cófdigo não concede.
Mas isto da corrupção é uma coisa que toda a gente sabe, e comenta à boca pequena. E todos nós cometemos o nosso pequenino acto de corrupção num qualquer momento da nossa vida.
Está na massa do sangue latino. E infelizmente, da mesma forma como se perdoa essa pequenina corrupção, alarga-se o perdão aos grandes casos envolvendo gente graúda...
"Oh mores...."



Corrupção aumenta no Estado português
Função pública e políticos menos transparentes, indica um estudo internacional Portugal está no grupo dos 30 países menos corruptos, mas caiu duas posições e está agora mais distante dos países mais transparentes. A Transparency International é uma prestigiada organização não governamental que avalia o nível de corrupção nas administrações públicas.
SIC


O último relatório inclui 180 países, no caso de Portugal conclui-se que a corrupção na administração do Estado está a aumentar. Numa lista de 180 nações, o Estado português é o 28º menos corrupto, aas Portugal caiu duas posições e está agora a maior distância dos mais transparentes. Nova Zelândia, Dinamarca e Finlândia. Por cá, funcionários públicos e políticos são mais vulneráveis que nos restantes países da Europa Ocidental. Portugal está ao mesmo nível que a Estónia e a Eslovénia. O estudo da Transparency International avalia os abusos dos serviços públicos em benefício de interesses privados através de subornos ou pagamentos irregulares. Analisa também a solidez das políticas anti-corrupção. Aparentemente, em Portugal, os favorecimentos ilícitos estão a aumentar.

Sem comentários: