06 abril, 2007

O estranho caso do "Dossier Sócrates" - V

Os desenvolvimentos não são muitos, mas os poucos que surgem parecem importantes. Assim, e para além do agendamento de publicamente explicar a questão na próxima semana por parte de José Sócrates (coisa que há muito tempo devia ter feito - daí o avolumar das suspeitas) nos meios de comunicação, há mais uma ou duas coisas estranhas.
Mas em 1º lugar pergunta-se: porquê o sucessivo protelamento das explicações por parte do principal visado? Ganhar tempo, para quê? Será para "preparar o terreno" e emergir como vítima? É estranho, no mínimo.
No entanto :
No mini-telejornal da RTP1 vocês viram o mesmo que eu, ou alucinei? Então não é que, a modos de câmara semi-lenta com nitidez esfumada, ampliam o certificado de habilitações (ou será aproveitamento???) do antigo aluno José Sócrates, não manuscrito mas sim imprimido via Pc, e eis que no rodapé do mesmo certificado José Sócrates tem nº de aluno. Das duas uma: ou tive uma alucinação, ou então não mostraram tudo o que havia para mostrar aos jornalistas autorizados a consultar os mesmos. Hum ... palpita-me que na próxima 4ª feira Portugal vai ser atacado pelo vírus da alucinação colectiva.
Comentário de um habitual seguidor desta controvésia no blogue Do Portugal Profundo.
Mas, o que se poderá chamar a isto?
Damage control?
Título do Diário de Notícias de hoje (06/04/2007) - A notícia fica linkada a seguir.
Novo reitor da Independente trabalha sob a direcção de Vara
Ainda no mesmo Diário de Notícias:
Cavaco prepara resposta à crise Sócrates/Independente
Deixo alguns extractos desta última. Os juízos e leituras cada um que as faça:
Segundo fonte de Belém, Cavaco Silva está muito preocupado com as consequências deste caso que, a avolumar-se, precisará de uma resposta política, com controlo de danos.
(...)
Em Belém, existe a percepção de que Sócrates "anda muito nervoso" e que a gestão do silêncio que tem feito quanto às suspeitas sobre a sua licenciatura em Engenharia Civil pela UnI não tem sido a melhor forma de lidar com o problema.
(...)
Joaquim Aguiar, que integrou a Comissão de Honra da candidatura de Cavaco Silva a Belém, a defender que "há um momento em que o Presidente é chamado a intervir". Na opinião do sociólogo, "estamos a cair num vazio de decisão e por isso é preciso pôr ordem na acumulação de problemas". O que "só pode ser feito pelo Chefe do Estado, que poderá ajudar o Governo a não perder a face". Ou seja, Cavaco tem de agir nos bastidores.
(...)
Apenas uma última curiosidade:
O advogado Rodrigo Santiago (advogado do ex-reitor Luis Arouca) não faz parte da actual equipa dirigente da Universidade Independente?
Dá para pensar!
E como dizia o outro: "... e mais não digo."

Sem comentários: