16 setembro, 2009

Reforma do Básico no Luxemburgo

O Luxemburgo resolveu mexer no seu ensino, particularmente no básico. Há algumas alterações que de facto me parecem extremamente necessárias e que os nossos governantes, tão céleres a copiar modelos da "estanja" deviam, no mínimo, pôr os olhos. Mas parece-me que não estão para aí virados... Ficam alguns excertos e o link para a fonte está no título. Apenas não concordo com a "teoria das competências" (talvez por não a definirem em concreto).

A escola fundamental "vem reformar uma lei que vigorou quase um século (datada de 10 de Agosto de 1912) relativa ao ensino primário e que era urgente alterar", recordou a ministra da Educação, Mady Delvaux-Stehres, aquando da aprovação da lei a 21 de Janeiro deste ano no Parlamento.
(...)
Os professores de cada ciclo irão trabalhar e colaborar no seio de equipas pedagógicas, que por sua vez, em caso de necessidade, serão ajudadas por uma equipa multi-profissional composta por especialistas (por exemplo, terapeutas em psicomotricidade, psicólogos, educadores) que irão auxiliar os alunos em dificuldade.
(...)
Outra novidade da reforma escolar prende-se com a nomeação dos professores que deixam de ser designados pelos municípios (comunas), sendo, a partir deste ano lectivo de 2009/2010, o próprio Estado a fazê-lo. O Estado pretende, assim, tornar as nomeações mais justas e equitativas, e melhor adaptadas.

Sem comentários: